domingo, 10 de junho de 2012

UNFPA e Brasil incluem questões populacionais na agenda ambiental

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Ministério do Meio Ambiente concluíram a primeira versão do estudo “Dinâmica de População e as Implicações para Agenda de Planejamento Sustentável”. O projeto, que deve servir de base para os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), será concluído apenas no fim do ano, mas os primeiros documentos estarão disponíveis gradativamente na plataforma governamental durante o evento.
“[São documentos] com propostas de melhoria para as condições ambientas levando em conta as questões populacionais”, explica Tais Santos, Representante Auxiliar do UNFPA e coordenadora do trabalho. “População e seus direitos devem ser levados em consideração na agenda ambiental. O fator demográfico deve influenciar na tomada de decisões”, acrescentou.
Os principais temas dos estudos estão focados em questões como processos de urbanização com ênfase na migração e seu papel no crescimento das cidades, possíveis modelos de desenvolvimento para a Amazônia, implicações da dinâmica populacional na agenda de sustentabilidade no bloco chamado BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) e identificação dos vínculos entre a dinâmica populacional e o processo de urbanização e os riscos de desastres.

FONTE: Nações Unidas no Brasil - www.onu.org.br/unfpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogroll

ibge